A secretária municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Dra. Talita Moura espontaneamente foi a Câmara Municipal de Vereadores e participou da sessão ordinária desta terça-feira, dia 1º, para informar aos parlamentares as ações executadas pelo município para erradicar o alastramento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Dra. Talita Moura enfatizou que a secretaria municipal de Saúde, através de seus profissionais intensificou nas últimas semanas, o atendimento nas unidades básicas de saúde à população e tem ajudado ao Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz com insumos e remédios. Além disso, desenvolveu recentemente ações de mobilizações ao combate a dengue em todos os bairros da cidade.

A secretaria também anunciou que outras medidas emergenciais já foram adotadas pela Prefeitura de Jardim do Seridó. Como por exemplo, a contratação temporária de Agentes de Combate a Endemias e a autorização para a limpeza completa do canal (mato e lixo). Sobre o carro fumacê (UBV pesado), Dra. Talita reiterou que já foi solicitado e conversou por telefone com o responsável da SESAP na presença dos vereadores.

Na ocasião, a gestora da Saúde comunicou aos presentes, o número de casos notificados com suspeita de dengue, o que considerou elevado para os habitantes de Jardim do Seridó. Dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde apontam para mais de 230 casos notificados. No entanto, a secretária informou que não existe caso de morte confirmado por dengue hemorrágica. “Os casos suspeitos continuam sendo investigados pela IV URSAP e a Secretaria Estadual de Saúde Pública”, declarou Dra. Talita.

Por fim, o vereador José Justino indagou a secretaria como a Câmara Municipal de Vereadores poderia contribuir mais ativamente. Dra. Talita respondeu solicitando que os edis ajudassem o hospital, pois a demanda aumentou de tal forma que hoje existem filas para uma internação. Os parlamentares assumiram um compromisso de fazer uma doação em dinheiro aquela casa de saúde para aquisição de soros e outros remédios.