Devido aos altos índices de casos notificados de dengue, a Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde solicitou da Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP) na cidade de Caicó, a presença do carro fumacê no município para efetivar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor também do zika vírus e a febre chikungunya.

A operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) foi iniciada no último dia 12 de março e continuará até o próximo dia 27/03 (Domingo de Páscoa). Ao final, os profissionais terão realizado quatro ciclos em todos os bairros da cidade, com a finalidade de extirpar a proliferação e eliminar o mosquito transmissor dessas doenças virais, o Aedes Aegypti.

O Governo do Estado disponibilizou para Jardim do Seridó, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, dois de seus veículos destinados para esse desígnio.  Os carros fumacê circulam sempre a partir das 4 horas da manhã até às 7h30 e na parte da tarde tem início às 16h até às 19h30, considerado pelas autoridades como o “horário voo dos mosquitos”.

Nesta segunda-feira, dia 21/03 tem sequência o 3º ciclo. O itinerário do fumacê será nos seguintes bairros: São João e Centro. Na terça, dia 22/03, o trabalho ocorrerá nas localidades: Conjunto Ana Cunha, Caixa D’água, Matadouro, Baixa da Beleza, Comissão e Bela Vista. “A diminuição nos casos notificados de dengue já é nitidamente percebida, entretanto não podemos descuidar um só momento, principalmente quando esse trabalho for concluído”, relatou a secretária Dra. Talita Moura.