O Dia de São José foi comemorado neste sábado, dia 19 de março. Esta é uma data religiosa, que celebra a figura do esposo da virgem Maria e "pai terreno" de Jesus Cristo, além de ser muito especial para os nordestinos. José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

São José é considerado o santo protetor dos agricultores e, de acordo com a crença popular, esta é uma data decisiva para as previsões climatológicas. O santo é reconhecido pela sua tradição de chuvas. Para os religiosos, caso neste dia chova, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta.

Já para os especialistas, as chuvas desse dia são explicadas devido à quadra chuvosa da região, que acontece de fevereiro a maio. O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot recentemente ministrou palestra em Jardim do Seridó e afirmou na ocasião que, as previsões meteorológicas apontavam para o retorno das chuvas na segunda quinzena de março.

No entanto, o meteorologista alertou ao público presente para um possível veranico logo após esse período, muito embora não exista influência do fenômeno El Niño (poucas chuvas) para o mês de abril. Todavia, ele também comunicou não haver previsão de La Niña (ótimas chuvas). “Na verdade a previsão é para períodos com chuvas e períodos sem chuvas”, assegurou. E Gilmar Bristot acrescentou: “Pelos nossos cálculos as chuvas para repor os reservatórios só ocorrerão a partir de 2017 com a diminuição da atividade solar”.