A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos instalou mais cinco chafarizes com a colocação de caixas d’água com capacidade para 5 mil litros cada uma em bairros da cidade com o propósito de ampliar e melhorar cada vez mais o abastecimento d’água da população na Zona Urbana. Cada caixa d'água atende em média 500 pessoas diariamente.

Os chafarizes foram instalados nos seguintes bairros: Bela Vista (2), Alto da Caixa D’água (1), Batentes (1) e Matadouro (1). Em breve mais cinco estarão atendendo: Centro, Comissão, Baixa da Beleza, Luzia Leopoldina e Ana Cunha (um chafariz para cada). Ao todo, estão em pleno funcionamento 29 pontos estratégicos de distribuição de água. Sendo 17 caixas adquiridas pela Prefeitura de Jardim do Seridó e as outras 12 pelo Governo do Estado, através da CAERN.

Essa água vem dos poços da comunidade do Catururé e chega até a caixa da CAERN pelo sistema adutor que foi reativado pela empresa, mas que devido existir alto teor de ferro, a CAERN não foi autorizada a colocar na tubulação. Ou seja, essa água não é potável para o consumo humano, apenas servindo para uso secundário, como por exemplo, lavar louça, tomar banho, lavar roupas, entre outros.

Apesar do tempo de dificuldade ocasionado pelo colapso da Barra Passagem das Traíras, desde o mês de novembro do ano passado, essa ação vem amenizando o sofrimento do povo que não precisa comprar a água para os afazeres domésticos. Os carros-pipa (dois da Prefeitura e um do Governo do RN) são os responsáveis por encher os reservatórios que atende uma população de mais de 12 mil habitantes.