Campanha acontece entre os dias 25 de abril e 20 de maio. Ao todo, 2.836 pessoas devem ser vacinadas no município.

A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha segue até o dia 20 de maio e têm como prioridade imunizar grupos com maior risco de adquirir a doença. A população a ser vacinada no município é de 2.836 pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Esta semana, a imunização está ocorrendo na sala de vacinas do Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva até a próxima quinta-feira, dia 28, no horário das 6h30 até às 17 horas. Já na sexta-feira, dia 29, o horário será das 6h30 às 12h30. A vacina é gratuita para todo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dia “D” de Mobilização Nacional da Vacinação contra o vírus da gripe no município acontecerá no próximo sábado, dia 30, nas Unidades Básicas de Saúde que ficarão abertas das 8h às 17h. A meta do Ministério da Saúde é para que Jardim do Seridó possa imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.

Devem ser imunizados idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos).

H1N1

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.