A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, 30/4, em todas as Unidades Básicas de Saúde e mais o Centro Clínico Dr. Maurino Silva, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). As doses foram esgotadas antes das 17 horas, como aconteceu em diversas cidades do Estado. O município agora aguardará a próxima remessa do Ministério da Saúde.

A campanha segue até o próximo dia 20 de maio e têm como prioridade vacinar grupos com maior risco de adquirir a doença. A população a ser vacinada em Jardim do Seridó é de 2.836 pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O objetivo é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.  A vacina é gratuita para todo Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupos de risco

Os grupos prioritários e que devem tomar a vacina são: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Transmissão

A transmissão da Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.