Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Jardim do Seridó realizaram na manhã desta quarta-feira, 18/5, um ato público para reivindicar o reajuste do piso salarial nacional e a valorização profissional dessa categoria que há dois anos encontra-se com seus salários congelados por veto da Presidência da República.  

O Dia “D” de luta pelos direitos dos ACS e ACE, ocorrido nesta data de 18 de maio foi definido durante o VI Congresso da CONASC (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) que se realizou de 11 a 14 de abril deste ano em Fortaleza (CE). Portanto, hoje aconteceu a 1ª parada nacional da categoria.

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde em Jardim do Seridó, Maria Raquel disse que apesar da situação de crise que se encontra o país e principalmente os pequenos municípios, a categoria não pode simplesmente cruzar os braços e deixar de buscar as melhores condições de trabalho.

“Vejamos o valor que nos temos perante a saúde pública, pois somos nós que estamos dia-a-dia, casa a casa obtendo e repassando informações que compõem a base das ações de saúde para a melhoria dos indicadores de saúde da população. Só queremos reconhecimento e valorização da nossa categoria”, declarou Raquel.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Talita Moura, acompanhada da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Juliana Sabino participou da caminhada que partiu próximo ao Terminal Rodoviário Joaquim Baltazar, percorrendo diversas ruas até chegar à sede da Secretária de Saúde. “Estamos aqui representando a gestão e apoiando essa reivindicação por que vocês realizam um trabalho de grande relevância para o município”, destacou.