A Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 19/5, Caminhada de Alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya. “O objetivo foi para chamar a atenção da sociedade sobre a gravidade do problema, pois depois que o carro-fumacê foi embora à população relaxou novamente e o mosquito não perdoa”, informou a secretária Dra. Talita Moura.

A caminhada com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, profissionais da Atenção Básica de Saúde, escolas municipais e estaduais partiu do NASF até chegar a Câmara Municipal de Vereadores, onde aconteceu apresentação dos relatórios das mobilizações ocorridas nos meses de fevereiro e março, tanto na Zona Urbana, como na Zona Rural.

Dados atualizados apresentados ontem mostram que até o momento foram 844 casos notificados ou suspeitos de dengue; 429 casos de dengue confirmados e 79 casos de dengue descartados. Também tivemos 5 casos notificados ou suspeitos de zika vírus e 2 casos notificados ou suspeitos de febre chikungunya. Estão sendo investigados (aguardando resultado) 2 casos de óbitos por dengue e outros 2 casos de óbitos inda aguardam investigações.

O ato contou com a presença da secretaria de Saúde, Dra. Talita Moura, coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Juliana Sampaio; coordenador de Endemias, Francisco Nascimento; vereador José da Noite e os médicos: Dr. Iron Lucas e Dr. Gabriel Medeiros, além do odontólogo, Dr. Lucas Gabriel. “A situação de Jardim do Seridó voltou a ficar preocupante e vocês crianças são agentes multiplicadores de informações, por isso contamos também com vocês”, declarou Dra. Talita.