A comunidade jardinense esteve nas ruas da cidade para prestigiar desfile cívico da cidade que comemorou 153 anos de emancipação política. O evento iniciou às 16h e percorreu as ruas do centro histórico, nas proximidades da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio, e terminou em frente ao pavilhão nacional montado em frente ao sobrado da Secretaria de Educação.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Municipal, Pe. Jocimar Dantas, o Tenente Coronel Antônio Cipriano de Almeida, comandante do 6º BPM, o Major Silva Neto, comandante do 3º DPRE e representantes do 1º BEC. O desfile iniciou com as apresentações dos militares e seguiu com os pelotões das escolas municipais, estaduais e particulares de Jardim do Seridó.

“Estamos completando 153 anos de emancipação política e é um orgulho a realização do desfile cívico de Jardim do Seridó. Para isso, agradecemos a nossa equipe que desde cedo iniciou a organização do evento. Agradeço também a população de Jardim que compareceu as ruas da cidade para prestigiar o desfile”, afirmou Pe. Jocimar Dantas, prefeito municipal.

Emancipação política

A lei nº. 703 de 27 de agosto de 1874 deu a Vila do Jardim à categoria de cidade com o nome de Jardim do Seridó, para se distinguir de Jardim de Angicos, no mesmo Estado. Continuou, porém, a cidade de Jardim do Seridó a ter o seu distrito judiciário pertencente à comarca do Seridó, com sede na cidade de Caicó, antigo Vila do Príncipe.

Até o ano de 1873, o distrito de Jardim do Seridó pertence à referida Comarca do Seridó, da qual foi desanexado, com a de Acari, pela lei nº. 621, de 08 de agosto de 1873, para constituírem a comarca de Jardim, que foi instalada a 14 de novembro do dito ano, pelo Dr. José Rufino Pessoa de Melo, seu primeiro juiz de Direito. Finalmente, a lei nº. 453 de 27 de novembro de 1919 restaurou a comarca de Jardim do Seridó, que foi instalada a 08 de janeiro de 1920, com a posse do Dr. Manoel Benício de Melo Filho.