Já estão trabalhando desde o inicio da semana os novos conselheiros tutelares de Jardim do Seridó. Ana de Garrincha, Arian, Inezinha de Mozinha, Lucila e Terezinha Cunha eleitos nas eleições de dezembro do ano passado, foram nomeados pela Administração de Mãos Dadas como Povo e estão desenvolvendo suas atividades no regime de expediente interno.

“Estamos aguardando a presença de alguns membros do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, o que deve acontecer nos próximos dias. Será oferecida, aos novos conselheiros, uma capacitação mais aprofundada, no entanto já tivemos uma reunião onde trocamos idéias a respeito das verdadeiras funções de um conselheiro. Dessa Forma, decidimos em conjunto, que a princípio, o expediente será interno, o que não significa que os conselheiros não estão preparados para atuarem em alguma emergência”, disse Francisco Félix (Kico) que acabava de encerrar uma reunião ampliada de trabalho com os membros do conselho tutelar, equipe do CREAS, secretárias de Saúde e Assistência Social, além dos conselheiros do CMDCA.

Essa reunião foi realizada com todos os conselheiros, titulares e suplentes. Ficou acertado que todos participarão da cerimônia de posse, a qual deverá ser comandada pelo Prefeito Padre Jocimar nos próximos dias. Na reunião de trabalho foi definido que a capacitação será extensível, inclusive, para os suplentes; afinal, caso algum deles precisem substituir um titular, estarão capacitados para atuarem junto as crianças e adolescentes de nossa cidade.

As secretárias presentes fizeram questão de reforçar a parceria administrativa com o conselho tutelar. Novinha falou do compromisso financeiro e técnico da SEMTHAS para manutenção do conselho, como também, franqueou o agendamento do veículo para realização dos trabalhos, como já é feito com o CRAS e o CREAS. Zuíla falou da disponibilidade em atender sempre as crianças e adolescentes e pediu aos novos conselheiros tutelares que quando identificarem alguma situação de atendimento médico encaminhem o menor e familiares, primeiramente ao PSF.  Ainda sugeriu que os mesmos estabeleçam uma parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde, grandes conhecedoras das famílias jardinenses. O CREAS trouxe seus profissionais e reafirmaram o compromisso de continuarem trabalhando em prol das crianças portadoras de algum tipo de violação social.