Foi realizada em Jardim do Seridó nesta sexta-feira e sábado (03 e 04/01) as comemorações do centenário de falecimento do Cel. José Thomaz de Aquino Pereira, personagem da história Jardinense. O Prefeito Pe. Jocimar Dantas esteve presente na sessão solene realizada pelos vereadores na sexta-feira na Casa de Cultura e na celebração eucarística que aconteceu na tarde de hoje, sábado, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

“É muito importante prestarmos homenagem a quem já prestou valorosos serviços a Jardim do Seridó. Lembrar o Cel. José Thomaz é deixar cada dia mais viva a nossa história, os fatos que marcaram Jardim do Seridó”, disse Pe. Jocimar Dantas, Prefeito Municipal.

Após a missa aconteceu a aposição da placa comemorativa e, em seguida, visita ao túmulo no cemitério. O evento foi uma realização da Casa de Cultura Popular, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Um pouco da História do Cel. José Thomaz de Aquino Pereira

O Cel. José Thomaz de Aquino Pereira nasceu na cidade de Areia, no Estado da Paraíba, em 1º de junho de 1837, sendo filho de Thomaz de Aquino Pereira e Joaquina Maria da Conceição. Casou-se com Rita Maria Pereira de Jesus, em 06 de novembro de 1859, na Villa do Jardim (hoje Jardim do Seridó), não deixando descendência, embora tenha adotado um parente: José Jovem da Trindade Galvão (Zuzu).

Como político, no Regime Imperial, pertenceu ao Partido Liberal, ocupando os cargos de Delegado de Polícia, Juiz Distrital, Presidente da Câmara Municipal e Deputado Provincial.

A Biografia do Cel José Thomaz é uma colaboração dos historiadores Diego Góis e Sebastião Arnóbio.