Ocorreu ontem (2) no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores em Jardim do Seridó, a IV Edição da Palestra: “Condições de chuvas para 2012” no Seridó Potiguar, ministrada pelo o gerente do setor de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, que ficou literalmente lotado. “Esse foi o ano que tivemos uma maior participação e interativa com a plateia, que inclusive contou com a presença de estudantes”, destacou Gilmar.

Ele iniciou suas palavras dizendo que aquela palestra era como se fosse uma, onde os presentes poderiam adquirir conhecimentos sobre a climatologia nordestina. “As chuvas no Nordeste dependem de fatores externos, como por exemplo, os fenômenos El Ninõ (aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima) e La Ninã (resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico), ou seja, quando temos El Ninõ a probabilidade é de termos um ano seco, já o La Ninã um provável ano bom de inverno”, disse Bristot.

Na oportunidade, o meteorologista disse que já foram analisados os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais para prever o período chuvoso para os meses de março, abril e maio no semiárido do Norte-Nordeste brasileiro. “De acordo com o relatório apresentado ao Governo do RN, as chuvas aqui no Estado ocorrerão de forma normal. Principalmente nas regiões Oeste, Central e parte da região do Agreste, onde agora acontecem as chuvas. A normalidade significa que as chuvas poderão ter uma distribuição regular. Algumas áreas poderão ter chuvas a mais e outras deverão ter chuvas a menos. No total, no final do período chuvoso, e isso vale para o Seridó, nós teremos a condição de normalidade, que para o Estado do Rio Grande do Norte é em torno de 600 a 650 milímetros", declarou.

Organizado pelo zootecnista e diretor do Hospital Regional de Caicó, José da Noite de Medeiros, o evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior (PSD); prefeito municipal, padre Jocimar Dantas (PMDB); gerente regional da EMPARN, José Augusto; secretário municipal de Agricultura, Janildo Dantas; gestor regional da EMATR/RN, Edgar Santos; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Medeiros, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Gildo Azevedo; representante da UFCG, Carlos Fernandes; secretário municipal de Administração, João Eudes e os vereadores: José Justino (PDT), Gilberto Valdeger (PSB), Iron Júnior (PSD) e Antônio Bezerra, esse último de Santana do Seridó; além de agricultores, produtores, profetas do tempo e o povo em geral.