O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot durante a palestra: “Condições de chuvas para 2012” no Seridó Potiguar, realizada ontem (2) em Jardim do Seridó, também explanou diversos dados técnicos sobre as condições climáticas ao público presente. Inclusive, ele relatou que as chuvas caídas no período de Carnaval deste ano, estão relacionadas às zonas de convergências intertropicais, principalmente as do Atlântico Sul.

Segundo informou o meteorologista, a previsão de termos as melhores condições de chuvas no Rio Grande do Norte começa justamente agora no início do mês de março. No entanto, neste período também poderão ocorrer os veranicos. Já o segundo semestre será de seca ou pouquíssima chuva. “Em Jardim do Seridó, por exemplo, as previsões são de boas chuvas a partir do próximo dia 5 de março”, disse Gilmar.

Por fim, ele declarou que nos últimos anos foram construídos amplos reservatórios no Nordeste, por isso, tem ocorrido chuvas tão acentuadas em determinadas áreas, causando até grandes inundações em algumas cidades. “Um exemplo disso é que nos últimos quatro anos, tivemos dois anos de inundações no Vale do Assu aqui no Rio Grande do Norte”, enfatizou Bristot.