O caso de Gripe Suína (H1N1) em Jardim do Seridó é apenas suspeito. A informação é da Secretária Municipal de Saúde, Zuíla Coutinho, que tranqüilizou a população Jardinense e está acompanhado o caso diariamente. O caso não é confirmado e a paciente aguarda resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central (Lacen), os quais devem ser recebidos nesta terça-feira (06/03).

“O caso de H1N1 não está confirmado na paciente e desde já tranqüilizamos a população de Jardim do Seridó quanto à doença. Eu estou acompanhando diariamente a paciente que está internada em Currais Novos. Os exames já foram feitos e encaminhados ao Laboratório Central, órgão que pertence ao Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde”, disse Zuíla.

Já com relação a informação divulgada de que uma Jardinense, Valmira Araújo da Silva, de 55 anos, teria morrido vítima do vírus da H1N1, o fato é inexistente, de acordo com o Hospital Regional de Caicó. Segundo a coordenadora, Isolda Santos, os médicos que atenderam Valmira atestaram sua morte como enfisema pulmonar e insuficiência respiratória. Em contato com a imprensa, a família negou uma possível exumação do corpo para realização de exames. “Isso não vai nos trazer a pessoa que amamos. Não tem fundamento, e jamais pensamos nessa possibilidade”, disse Fábio da Silva, filho da vítima.

“No caso de Jardim do Seridó, o caso é suspeito, não está confirmado. Os exames foram feitos e encaminhados ao Laboratório Central. A paciente continua sendo tratada com todos os cuidados necessários. A nossa orientação é que a própria população possa se cuidar, tendo repouso, caso esteja doente, higiene é fundamental e, enfim, temos que ter cuidado”, completou Juliana Araújo, coordenadora do setor de epidemiologia da Sesap.