Uma comitiva da EMATER-RN, órgão da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) do RN, que a partir deste ano gerencia em parceria com os municípios o Programa do Leite visitou nesta segunda-feira (5) a cidade de Jardim do Seridó, com o objetivo de conhecer a situação do posto de distribuição, localizado no PETI deste município e verificar se estava dentro das normas de condições alimentares.

A equipe era composta por: Hideljundes Macedo, analista de sistema; Kenya Oliveira, assistente social e Mykarla Teixeira, nutricionista. Ainda esteve presente o gerente da EMATERN/RN local, Franki da Silva. Eles foram recebidos pela coordenadora do PETI, Andreia e por Valdira Azevedo, coordenadora do CREAS e responsável pela distribuição do leite em Jardim do Seridó. Na oportunidade, o secretário municipal de Administração, João Eudes; representou o prefeito, padre Jocimar Dantas (PMDB).

Jardim do Seridó foi o quinto município do Estado a ser visitado por essa equipe e segundo a nutricionista, Mykarla Teixeira a cidade está de parabéns, pois foi onde encontrou o melhor estado físico de conservação para funcionamento do programa. “Após esta visita como é de praxe estaremos enviando um relatório para serem introduzidas algumas alterações, mas posso assegurar que Jardim do Seridó é a cidade aonde encontramos o melhor ambiente para o funcionamento entre todos os municípios já visitados”, disse.

O novo formato do Programa do Leite que beneficia nutrizes, gestantes, crianças acima de dois anos e idosos será colocado em prática de fato a partir do mês de junho com a implantação de um novo sistema de informação, onde vai controlar toda a distribuição do leite. “A ideia é que todos ganhem responsabilidades nesse novo processo de municipalização”, destacou Hideljundes.

Em nosso município a distribuição do leite acontece as terças e sextas-feiras, no horário das 7h00 às 11h00 da manhã, com um litro de leite para cada beneficiário. Já as inscrições para os novos beneficiários acontecem no CRAES, vizinho ao prédio da Delegacia de Polícia. Os interessados tem que ter o Cadastro Único.

Aproveitando a ocasião, Valdira solicitou para que fosse aumentada em um dia a distribuição e prontamente o pedido foi aceito, o que deverá ser confirmado nos próximos dias e posteriormente divulgado na imprensa para a população tomar conhecimento. “Isso se faz necessário haja vista que ainda tem pessoas que não possuem em suas residências geladeiras e há casos comprovados que o leite se estraga”, disse.