Foi confirmado na manhã de hoje, segunda-feira (12/03), o caso de H1N1, mais conhecida por Gripe Suína, em Jardim do Seridó. É o primeiro registro da doença no município e o sétimo confirmado no Estado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). “O caso não é motivo para pânico”, afirmou a coordenadora epidemiológica do Estado do Rio Grande do Norte.

As medidas que serão tomadas são as que já estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Jardim do Seridó e pela própria população Jardinense. Entre as ações estão: a questão de higienização das pessoas, de evitar uso de material comum, se tiver com sintomatologia procurar imediatamente o serviço médico e evitar a automedicação.

“Essas medidas vão acontecer sempre, independente de qualquer resultado de exame. O caso é isolado e não deve existir pânico na população, já que o vírus está no Estado desde 2009. Quando um vírus chega a um local ele não desaparece rapidamente, pode acontecer periodicamente, de forma sazonal”, explicou Juliana Araújo.

Sobre a paciente, especificamente, desde o início da doença os cuidados foram tomados pelo município, desde a saída da cidade até o encaminhamento para o Hospital Regional da cidade de Currais Novos. Lá, a paciente está sendo tratada pela equipe médica e acompanhada pela Secretária Municipal de Jardim do Seridó.

“Estou acompanhando desde o início o caso de H1N1 em Jardim do Seridó. A paciente está internada em Currais Novos e agora, após a confirmação do caso vamos intensificar os cuidados. Orientamos a população Jardinense para em caso de suspeita procurar a Secretaria Municipal de Saúde”, disse Zuíla Coutinho, Secretária de Saúde de Jardim do Seridó.

A população Jardinense também pode colher informações sobre o Vírus H1N1 pelo Disque Saúde pelo número: 0800 61 1997, ramal 2, em seguida ramal 4, da ouvidoria geral do Sistema Único de Saúde (SUS).

Evite Pânico! Conheça melhor a Gripe Suína

Trata-se de uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Assim como a gripe comum, a influenza A (H1N1) é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Os sintomas são febre acima de 38° (trinta e oito graus) e tosse, podendo ser seguida de dores nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória. Embora o nome remeta à suínos, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso alguém apresente algum dos sintomas da doença, deverá se dirigir ao posto de saúde mais próximo, a fim de obter orientação médica.

Existe tratamento para a doença, com medicamentos gratuitos colocados a disposição pelo Governo Federal, nos postos de distribuição credenciados pelo SUS, sendo fornecidos aos pacientes desde que contenham prescrição médica.