A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó tem trabalhado na conscientização da população no controle das endemias, entre elas a vacinação dos animais domésticos (Cães e gatos) no combate da doença raiva.

Na campanha antirrábica realizada no município em 2018, o Setor de Endemias atingiu a meta de 100% da vacinação. Em 2019, o controle continua e até o momento não há casos registrados de raiva.

A IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV URSAP) publicou em 8 de agosto o ofício circular nº 030/2019 informando que dos 25 municípios atendidos por ela, apenas três municípios serão contemplados com doses da vacina antirrábica neste ano: Caicó, Parelhas e Currais Novos. Os motivos foram justificados pelo Memorando-circular nº 14/2019 emitido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), onde serão considerados os municípios que não atingiram a meta em até 70% na campanha em 2018 e/ou ainda haja casos de animais com raiva registrados no município.

Portanto, Jardim do Seridó não receberá doses da vacina, mas o setor de Endemias continuará o trabalho de conscientização para que os índices de casos continuem zerados, e conta com a população proprietária de animais domésticos para tomar os seguintes cuidados:

• Ao notar invasão de morcegos ou raposa (zona rural) em sua residência, coloque o animal doméstico em um local seguro e realize a retirada dos animais invasores.
  • Observe se o animal apresenta sintomas de raiva, tais como agressividade ou isolamento, secreção pela boca, e demais comportamentos anormais que não são de costumes. Ao detectar, comunique rapidamente o Setor de Endemias para que sejam tomadas as providências necessárias.
  • No caso de o animal infectado entrar em contato com humano através da mordida, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e comunique o fato.