Tendo em vista o processo de inscrição de usuários do Cadastro Único no município de Jardim do Seridó para seleção de beneficiários do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, a Administração de Mãos Dadas com o Povo vem a público esclarecer os seguintes pontos:

  • Boatos postados em redes sociais e blogs da cidade, onde se afirma a não contemplação deste município com 40 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, não procedem. O município teve proposta selecionada pelo Ministério das Cidades no último mês de maio e tem termo de compromisso assinado com a Companhia Hipotecária Brasileira, instituição financeira que atua no setor habitacional. Acreditamos que as animosidades vêm se dando em decorrência da divulgação de uma lista de municípios seridoenses contemplados pelo programa os quais tiveram suas propostas cadastradas junto ao Ministério pelo Governo do Estado e terão o intermédio do mesmo até o final do processo. No caso de Jardim do Seridó, a proposta contemplada, foi cadastrada diretamente com o Governo Federal, portanto, não consta na lista divulgada pelo Governo Estadual no início desse mês. Para que todos se tranquilizem, podem acessar o link:

http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosCidades/ArquivosPDF/REGIAO_NORDESTE.pdf

 

  • Quanto ao processo de inscrições, o mesmo foi realizado respeitando meandros técnicos do serviço social, tendo em vista que o último cadastro de interessados tinha sido feito a mais de dois anos e necessitava de atualização. Não era de gosto da Administração de Mãos Dadas com o Povo realizar tal processo no período eleitoral, mas se fez necessário cumprir prazos estabelecidos pelo Governo Federal, caso contrário, Jardim do Seridó seria excluída do programa habitacional. Temos a certeza que estamos dentro de todas as regras das políticas sócio-assistenciais e que os maiores beneficiados com esta ação não será candidato A ou B e sim, a população carente do município. Ainda deixamos claro que o processo de seleção será executado por profissional competente da área social que realizará visitas domiciliares para comprovação das situações de vulnerabilidade e risco social dos inscritos.

 

  • A Administração de Mãos Dadas com o Povo faz questão de afirmar que seus profissionais estão orientados a não incitar acaloramentos políticos. Entramos em contato com profissionais da SEMTHAS que nos relataram sobre um processo de inscrições tranquilo, realizado em dois dias, contemplando todos os interessados no alistamento. Quanto a afirmações sobre insultos entre usuários da SEMTHAS apuramos que os ânimos se exaltaram somente quando da presença de algumas pessoas em frente à referida secretaria fotografando a população que ali se encontrava, o que foi contido de imediato pela equipe. Os funcionários ouvidos fizeram questão de exaltar o comportamento dos populares que em nenhum momento discutiram assuntos políticos entre si, mantendo sempre a cordialidade.

 

  • Por último, o Governo Municipal afirma que dará andamento ao processo de construção das quarenta unidades habitacionais, o qual se tiver o cronograma mantido terá obras iniciadas no final do ano 2012.