A população Jardinense recebe na próxima sexta-feira (27) a Biblioteca Sesi, unidade da Indústria do Conhecimento. A cerimônia de inauguração ocorre às 16h30 em Jardim do Seridó, e contará com apresentações de grupos culturais, além da presença do presidente da FIERN, Amaro Sales, do ex-presidente, Flávio Azevedo e de autoridades locais. Além da Unidade de Jardim do Seridó, em Serra Negra do Norte, também acontece a inauguração de mais uma unidade.

A Biblioteca faz parte de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), em parceria com a Administração de Mãos dadas com o povo, através do projeto da indústria, lançada em 2006 para promover o acesso à informação e cultura para a população de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A Unidade de Jardim do Seridó receberá o nome do tabelião Alínio Cunha de Azevedo, pai do empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias, Flávio Azevedo, que representará a família por ocasião da homenagem.

O projeto Indústria do Conhecimento instala centros multimeios em áreas urbanas de baixa renda, oferecendo acesso gratuito à informação em diferentes mídias: livros, periódicos e também vídeos, DVDs, além de acesso à internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, lazer e cidadania.

A meta do SESI Nacional é instalar 350 unidades do projeto até 2015. Até agora, 285 estão autorizadas, sendo que 130 já estão em pleno funcionamento e 155 em processo de edificação. Desse universo, 43 estão sendo implantadas em indústrias.

No Rio Grande do Norte já foram instaladas 10 unidades e 4 estão em fase de construção nos municípios de Almino Afonso, Campo Grande, Santo Antônio e Natal (na empresa Vicunha).

O programa foi lançado pelo SESI, com a parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e de parceiros locais.