O município de Jardim do Seridó, por meio da secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE – RN, está implantando o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Este é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE/RN cujo objetivo é estimular os adolescentes a desenvolver novas ações transformando essas ações para o mercado sustentável de trabalho. Visa ainda desenvolver uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar, motivando os alunos a entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora e no futuro quem sabe a criação de seu próprio negócio.
“O JEPP proporciona a inserção de conteúdos referentes ao empreendedorismo no ensino fundamental do 1º ao 9º anos, com abordagem prática de aprendizagem que estimula a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social)” – fonte SEBRAE/RN. O curso é uma das metodologias oferecidas pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora que foi lançado em 2013 pelo SEBRAE e que vem sendo realizado em todo o país.

O empreendedorismo possibilita construir junto aos alunos a oportunidade de aumentar a chance de sucesso no futuro profissional e familiar, pois tem o objetivo de inserir nos alunos uma cultura empreendedora a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento, tornando-os críticos e preparados para a descoberta de técnicas motivacionais e inovações.

Os gestores da educação farão o curso de capacitação no dia 19 de maio e posteriormente, serão os professores. “Um dos motivos de o município querer a implantação do JEPP nas escolas, é a preocupação com o desenvolvimento e o crescimento dos jovens do nosso município”, destacou o secretário de Educação, Joaquim Alberto.