Após ser comprovado por parecer técnico dos Biólogos/Técnicos do Programa Estadual do Controle da Dengue do Rio Grande do Norte, Márcia Gonçalves de Lima e Victor Hugo D. Diógenes que o larvicida NOVALURON, trata-se de um produto químico e não de um veneno que pudesse vim a envenenar a água da população de Jardim do Seridó, o Blog Barra Pesada, comandado pelo sistema oposicionista, agora tenta sair pela tangente responsabilizando o Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte.

Mas o blogueiro esquece de que a matéria publicada com o título: Bomba! Água da população de Jardim do Seridó está sendo envenenada pela prefeitura, diz SINDAS/RN é extremamente de sua responsabilidade, pois não há nenhum documento oficial do presidente da entidade, Cosme Mariz afirmando que a água de Jardim do Seridó está sendo envenenada pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

Inclusive, na mesma matéria, o blogueiro cita que “Para o presidente, o veneno já é muito perigoso para a saúde humana, e estando vencido fica muito mais perigoso ainda, colocando em risco eminente a saúde da população de Jardim do Seridó”. No entanto, acreditamos que pelo conhecimento técnico que tem o presidente da SINDAS/RN, Cosme Mariz jamais ele teria feito uma afirmação desta natureza, por não ser verdade e vindo a colocar a população em pânico.

Por fim, o larvicida NOVALURON utilizado até o fim de fevereiro pelos agentes de endemias no município para o controle das larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) em Jardim não é maléfico ao ser humano, principalmente porque a OMS (Organização Mundial de Saúde) indica o uso do NOVALURON de 0,01 a 0,05 mg i.a./litro, tendo o Ministério da Saúde adotado a dose de 0,02 mg i.a./litro, ou seja, muito próxima do mínimo autorizado. Prova disso é que não há nenhum caso comprovado de contaminação ou intoxicação no município.

Em tempo: O larvicida NOVALURON é um produto químico e não veneno.