A 5ª Conferência das Cidades em Jardim do Seridó foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração nesta quinta-feira (18) no Auditório Mestre Galinho e contou com a presença de autoridades municipais, delegados e participantes, escolhidos pelo Poder Público e Sociedade Civil Organizada. Como também, da engenheira Anne Micheli. “Quem participou pode falar melhor, mas de modo geral observamos que foi um sucesso”, disse o historiador Diego Gois que conduziu os trabalhos.

O evento foi aberto pelo secretário municipal de Administração e presidente da Comissão Preparatória, João Eudes dos Anjos que deu as boas vindas aos presentes e desejou um excelente dia de trabalho a todos. Ele também foi o responsável por encerrar a conferência, após a plenária final. “Devemos pedir a Deus discernimentos para os nossos governantes e deste modo administrar com bons olhos, principalmente, as cidades de menores portes”, observou.

Durante a conferência aconteceu à leitura do Regimento Interno, aprovado por unanimidade através de aclamação; palestra com o arquiteto urbanista, Renato de Medeiros, com o tema Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana na perspectiva da Construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e formação dos grupos para elaboração das propostas. Por último, a plenária final, com a apresentação das propostas para serem encaminhadas a conferência estadual e a eleição dos delegados por segmentos.

Entre as propostas aprovadas pelos delegados estão: Criação do Conselho Municipal das Cidades; reformulação do Código de Postura e do Código de Obras, Incentivo dos governos Federal e Estadual aos municípios que criarem mecanismos de municipalização do trânsito; Elaboração do Plano Diretor do Município e Atualização dos cadastros de imóveis municipais para a Regulamentação Fundiária Urbana.

Na ocasião, foram eleitos para representar o município: José da Noite de Medeiros (Poder Público), Pastor José Romão da Silva (Movimentos Sociais) e Francisco Medeiros da Silva (Entidades de Trabalhadores). Esses três nomes serão os responsáveis por defender as propostas aprovadas em Jardim do Seridó na Conferência Estadual que acontecerá em Natal.