Com um efetivo atual de 22 guardas (sendo 1 mulher e 21 homens), e no aguardo da convocação de mais um profissional, a Guarda Municipal de Jardim do Seridó vem desempenhando um papel fundamental na logística de eventos até atendimentos na cidade de Jardim do Seridó.

A GM vem atuando no suporte aos serviços de saúde municipais, envolvidos diretamente no enfrentamento da COVID-19 desde do início da Pandemia nas fiscalizações, até atualmente no auxilio das vacinações e no apoio de diversos profissionais em seus respectivos atendimentos. Está presente durante toda a Festa do Sagrado Coração de Jesus, tradicional Festa de Setembro e nas solenidades do mês.

Paralelamente, os guardas municipais seguem encarregados das suas atribuições de origem, incluindo a preservação do patrimônio público do município e o reforço da segurança, realizada por meio da Central de Videomonitoramento, possuindo assim uma extrema relevância na Administração Pública Municipal.