Nesta terça-feira (23) foi comemorado o Dia Internacional do Escoteiro. No Rio Grande do Norte a data foi lembrada com um grande evento na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, presidente da União dos Escoteiros do RN, Ivan Alves e demais autoridades, além de vários grupos de escoteiros.

Em Jardim do Seridó no ano de 2012, por meio do Projeto Escotismo na Escola foi implantado no Centro Educacional Felinto Elísio (CEFE), o Grupo de Escoteiros Felinto Elísio, um convênio assinado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação e o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. A atual diretoria é formada por Iran Santos (Presidente), Márcio Edson (Coordenador) e Tietre Bezerra (subcoordenador).

O movimento escoteiro retorna a desenvolver as suas atividades no município depois de 30 anos. “Na década de 80 o Prefeito Manoel Paulino (in memorian) apoiou a criação do Grupo 8 de Dezembro, onde jovens e adolescentes da época tiveram a oportunidade de adquirir ensinamentos que servem até os dias atuais”, disse Iran Santos, presidente da atual diretoria.

As atividades práticas em 2013 foram iniciadas recentemente e estão acontecendo sempre aos sábados das 14 às 17 horas na Secretaria Municipal de Agricultura (antigo IBAMA), local bastante propício, haja vista, o amplo espaço a ser explorado pelos 30 integrantes do Grupo de Escoteiros Felinto Elísio. Em uma delas o Prefeito, Padre Jocimar Dantas (PMDB), o vereador, José da Noite (PR), secretário Chefe de Gabinete, João Eudes e o coordenador do PETI, Gilvan Cabral estiveram presentes.

Em tempo: O Escotismo é um movimento educacional para jovens, com a colaboração de adultos, voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o método Escoteiro, concebidos pelo fundador, Baden-Powell.