No último Sábado, (19) de novembro, Jardim do Seridó sediou o I SANKOFA. O encontro surge como um movimento de fortalecimento e edificação dos Reinos Pretos do Rio Grande do Norte e da cultura popular como um todo.

É a primeira vez que as Irmandades do Rosário do Seridó (Caicó, Jardim do Seridó, Parelhas e Serra Negra do Norte), o Maracatu de Natal (Nação Zamberacatu), e os Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante e os Congos de Calçolas da Vila de Ponta Negra reuniram-se para uma troca de saberes e de forças ancestrais entre os grupos.

Na parte da manhã tudo aconteceu no Quilombo da Boa Vista, município de Parelhas, e a noite em Jardim do Seridó com um grande Cortejo pelas ruas da cidade com foco para os Reis e Rainhas dessas manifestações de Cultura Popular.

\"Foi uma noite majestosa, com uma explosão de Cultura e Religiosidades diversas. Um sonho realizado com total apoio da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. Agora é torcer pela próxima edição do evento que já é aguardada por todos!\" concluiu o coordenador de cultura Gabriel Santos.