O executivo federal deve receber, nos próximos dias, um pedido de cota extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os Municípios atingidos pela seca, do semiárido nordestino. Em vídeo postado nas redes sociais, o coordenador da Bancada da Paraíba, deputado, Manoel Junior (PMDB-PB), disse que vai propor a medida à presidente da República, Dilma Rousseff.

A sugestão, de acordo com o pronunciamento, é que o governo transfira parcela extra do FPM para cobrir as perdas com a longa estiagem.  “Seria o mínimo que o governo federal poderia fazer, em função dos efeitos que a seca vem causando não somente às pessoas, à lavoura e aos rebanhos, mas principalmente, às combalidas finanças municipais, dos pequenos e médios Municípios do semiárido nordestino”, disse.

O parlamentar justificou: “esses Municípios enfrentam dificuldades para pagar a folha e principalmente, dificuldades de investimentos em obras importantes”.

O representante nordestino mencionou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em sua ação. “Espero que a CNM possa transformar isso, em um grande apelo aqui do Congresso Nacional, em função de que o Poder Executivo, muitas vezes, não se sensibiliza com as questões municipais, para que a gente possa em um grito só, ecoar lá no Palácio do Planalto essa reivindicação, em favor, não dos prefeitos, mas dos Municípios nordestinos onde vive grande parte do contingente populacional do nosso Brasil”, ponderou.