A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado (8) e vai até o dia 21 de junho em Jardim do Seridó. A vacinação teve início às 8 horas e prosseguirá até às 17 horas, quando acontecerá uma Tarde Alegre para todas as crianças vacinadas.

Os postos de vacinação encontram-se no Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva e no prédio da Estratégia Saúde da Família (ESF I) no Bairro Comissão. “Mobilizamos todos os profissionais de Saúde, além de colocar nossos veículos à disposição para aplicar as duas gotas da vacina Sabin em crianças de todo o Município”, disse a secretária Drª Talita Moura.

A previsão do Ministério da Saúde é que 12,2 milhões de crianças sejam vacinadas. A meta equivale a 95% do público-alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade. Serão distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral.

Neste ano, assim como em 2012, crianças menores de seis meses serão vacinadas com a dose injetável, considerada mais segura e eficaz pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil não tem registros de paralisia infantil há 24 anos. O último caso notificado foi em 1989, na Paraíba.

Poliomielite

A poliomielite é caracterizada pela febre, mal-estar, cefaleia e a possibilidade de paralisia. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e a incidência de efeitos colaterais da vacinação é extremamente rara, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.