A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), através do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), em parceria com os demais programas sociais: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Escolas Municipais, desenvolveram uma ação conjunta em alusão ao dia 12 de junho, “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil” que este ano de 2013, esta com o tema: “TEM CRIANÇA QUE NUNCA PODE SER CRIANÇA”, data estabelecida pela Lei 11.542.

A ação teve como intuito conscientizar e sensibilizar as crianças e adolescentes e a sociedade jardinense em relação aos prejuízos relacionados ao trabalho infantil que interfere no desenvolvimento físico, emocional e social, além do atraso e evasão escolar, que contribui para dificuldade de inserção futura no mundo do trabalho.

O objetivo da ação foi mostrar as nossas crianças e adolescentes atendidas na esfera municipal, quanto aos seus direitos e deveres em atendimento ao ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) Lei 8.069/90, oportunizando um dia de atividades e lazer com foco voltado para o combate ao trabalho infantil como também apresentar soluções para que saibam como identificar e agir nessas situações. “A ação teve como visão mostrar que lugar de criança é na escola”, disse o secretário de Assistência Social, Francisco Carlos.