A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, a Casa de Cultura Popular e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo receberam os grupos parafolclóricos Boi de Reis Sete Estrelas e Flor do Muçambê, da cidade de São José do Campestre, para uma apresentação especial, na noite desta sexta-feira (5) no Ginásio de Esportes. Participaram do evento, o prefeito, Padre Jocimar Dantas; coordenador de Cultura, José Pereira; historiadores: Diego Gois, Sebastião Morais e Francisco de Assis; agentes de cultura: Patrícia Azevedo e Zélia Azevedo, entre outras personalidades da cultura jardinense.

O Grupo Parafolclórico Boi de Reis Sete Estrelas, tem apenas sete meses de existência, mas já é um pioneiro neste tipo de apresentação. O grupo surgiu da parceria da Casa de Cultura Popular Palácio Borborema Potiguar, o Ponto de Cultura FOLKAÇÃO e a Escola Estadual Belmira Lara. Vendo a necessidade de manter acesa essa cultura Campestrense, o coordenador Carlos Alexandre tomou a iniciativa de criar o projeto de um boi de reis parafolclórico que envolvesse a juventude da cidade mantendo assim viva essa tradição.

Com base em pesquisa feita pelo jovem Luanderson Cardoso e Carlos Alelexandre o Boi de Reis Sete Estrelas tem características de vários estados brasileiro, as vestimentas são baseadas nas vestes do Boi Folclórico Calemba do Mestre Cicero Batata e Mestre Zé Vaqueiro a produção do figurino, estandarte e adereços ficou por conta de Ked Mendes, Aldanir Martins e Jefferson Freitas.

São assim chamados os grupos que apresentam folguedos e danças folclóricas; cujos integrantes, em sua maioria, não são portadores das tradições representadas, se organizam formalmente, e aprendem as danças e folguedos através de estudo regular, em alguns casos, exclusivamente bibliográfico e de modo não espontâneo. Seus espetáculos constituem de recriações e aproveitamento das manifestações folclóricas.